São Martinho

sao_martinho

Grupo de Folclore de São Martinho

CONTACTO

Telefone:966289112
e-mail: grupofolcloresaomartinho@gmail.com

FUNDAÇÃO: 10 de novembro de 1990

ENSAIO:

Este Grupo nasceu da iniciativa de um grupo de jovens e adultos e tem como principal objetivo divulgar e preservar a cultura das gentes da nossa Terra.
É composto por cerca de 30 elementos de várias faixas etárias desde os 7 anos aos 60 anos de idade, com predominância etária entre os 15 e 25 anos. Tem um vasto programa de atividades desenvolvidas em diversas unidades Hoteleiras da Região e mantém atuações semanalmente.
Tem participado em Festivais de Folclore a nível Regional e Nacional. Conta ainda com várias participações em eventos Regionais como é o caso da Festa das vindimas e festas de fim de ano.

São Martinho – Funchal
São Martinho é o orago desta bela freguesia do Funchal, cuja festa se celebra a 11 de Novembro. A freguesia de São Martinho faz fronteira com as freguesias de Santo António a Norte, São Pedro e Sé a Este, o concelho de Câmara de Lobos a Oeste e o Oceano Atlântico a Sul, estando a uma altitude de 240 metros.
Nesta freguesia localiza-se :
– o miradouro do Pico dos Barcelos – situado a 335 metros de altitude, com uma vista sobre a o anfiteatro da cidade do Funchal;
– a Praia Formosa – uma das mais frequentadas praias do Funchal;
– o Cemitério de Nossa Senhora das Angústias – o maior cemitério da cidade do Funchal;
– O Lido ou Zona Hoteleira da Madeira – onde se concentra a maioria das unidades hoteleiras da região.

Principais canções e danças tradicionais
Baile das Romarias, o Alla Moda, o Brinco de Oito e a Mourisca, sendo este constituído por cerca de 30 peças musicais entre elas bailes, jogos de roda, Canções de trabalho e de Amor.

Trajes 
O traje apresentado é maioritariamente o traje de trabalho feito em linho, lã de ovelha na sua cor natural ou tingida de diversas cores e baeta (tecido este que era importado no século XVIII e XIX).

Representações Nacionais: 

Representações internacionais: 

Publicações/Edições

Deixe um comentário