A AFERAM, Associação de Folclore e Etnografia da Madeira, reuniu online no dia 4 de junho com os seus associados.
Este encontro serviu para discutir a atividade atual dos grupos de folclore na Madeira e Porto Santo e a possível retoma, tendo em conta os condicionamentos impostos pelas entidades de saúde e Governo Central e Regional, relativamente à pandemia que vivemos.
A Associação, em consonância com a Federação de Folclore Português aconselhou ao cancelamento de todos os espetáculos, nomeadamente os festivais de folclore até 30 de setembro. Sugeriu que algumas atividades ou mesmo ensaios podem ser retomados, mas condicionados a um número mínimo de elementos, ao distanciamento social, ao uso de máscaras e à desinfeção e limpeza dos espaços.
Os associados mostraram-se preocupados com o facto de algumas entidades oficiais não contemplarem os apoios e protocolos previstos para este ano, lembrando que estas associações têm mantido um forte papel social e educativo nas suas comunidades, para além de as representarem ao longo dos anos, e continuam a ter despesas, mesmo sem nenhum rendimento, pois os espetáculos foram cancelados.
Foram ainda enunciados os projetos que estão ser desenvolvidos pela associação, as edições dos cadernos de folclore previstas, a parceria com o Xarabanda no levantamento dos charambistas e tocadores de cordofones, a parceria com Federação de Folclore Português na implementação de um curso de Pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português, na Madeira.
A Associação também disponibiliza para todos os associados apoio, nomeadamente para o processo técnico digital, via videoconferência, através de marcações pelo email aferam.madeira@gmail.com. Foi marcado um encontro para o dia 2 de julho, para um novo balanço.